Mais de mil vagas desponíves para a função pública no Bié - GALIANO NEWS Mais de mil vagas desponíves para a função pública no Bié

Mais de mil vagas desponíves para a função pública no Bié

Mil e trezentos e quarenta e oito novos funcionários públicos serão recrutados, ainda este ano, na província do Bié, visando reforçar o pessoal das instituições, assim como melhorar os serviços prestado a população.

Escola Superior do Bié, Angola: A Escola Superior Pedagógica do Bié (ESP-Bié) lançou em 2014 um total de 487 licenciados para o mercado de trabalho, formados nas áreas de psicologia, matemática, geografia, pedagogia e física

Dos novos funcionários, constam 983 professores em todos os escalões enquanto, 365 funcionários sector da saúde, que prevê inserir 148 novos médicos.
Em declarações hoje, segunda-feira, à Angop, na cidade do Cuito, o director provincial da educação, Basílio Caetano, sublinhou que o presente concurso público serão apenas priorizados os candidatos com agregação pedagógica, bem como aqueles já residentes nos municípios aonde concorrem, uma vez que as provas serão feitas em simultâneo.
Quanto às quotas por município, Basílio Caetano informou estar em estudo, de acordo com a necessidade de cada localidade, frisando que a maior preocupação do sector prende-se com a carência de professores do ensino primário e I ciclo.  
Entretanto, o director local da Saúde, João Campos Cacungula informou que, dos 365 novos quadros que o sector vai receber, consta 148 são médicos, 11 licenciados em enfermagem, 63 Técnicos de Enfermagem, 115 Técnicos de diagnóstico terapeuta e 28 técnicos de apoio hospitalar.
Na classe dos médicos, explicou, serão distribuídos nomeadamente, 42 para o município do Cuito, 24 Andulo, 19 Cunhinga, 15 Camacupa, 7 Chitembo, 5 Cuemba ao passo que as vilas do Chinguar, Nharêa e Catabola vão receber 12 médicos cada.
Com uma população estimada em 1.338.923 habitantes, o sector da Educação do Bié matriculou, nesse ano lectivo, 622 mil e 652 alunos do nível primário até ao II ciclo do ensino secundário, cujas aulas serão ministradas por 13.569 professores, em 4.221 salas de aulas.
Enquanto, o sector da saúde de saúde controla 172 unidades sanitárias, destes sete são instituições missionários, os serviços são assegurados por tem três mil 958 funcionários, entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio, respectivamente.


FonteAngop
Postagem Anterior Próxima Postagem

ABRA TUA CONTA NA BANTU CLICANDO NA IMAGEM E COMECE A FATURAR